

Quem já teve a experiência de interagir com um jogo comercial e com um jogo destinado para facilitar a compreensão de determinado assunto-conteúdo escolar sabe distinguir em quis características eles se aproximam e em quais eles se separam. Partindo desse pressuposto quem se habilita a tecer comentários sobre o(s) ponto(s) de aproximação(ões) e afastamento(s)entre esses dois tipos de jogos, independentemente da plataforma?

Não da para fazer essa analise sem considerar a plataforma.Mesmo se vc pegar jogos de tipos que se aproximam como Triade e God of war, quem estive acostumado a jogar no pc vai chegar no Gow e odiar o modo como se anda, o angulo da câmera, assim como quem joga no PS2 chega no pc vai achar o jogo lento e pouco dinamico.
ResponderExcluirEm primeiro lugar é impossivel comparar a jogabilidade um jogo de pc com o de um console, em segundo lugar é impossivel compara a jogabilidade de um jogo de tiro com um de rpg, logico que quem jogar o de tiro no PS2 vai achar mais difiicl que o rpg no pc.Uma comparação mais valida seria o Triade com o Diablo II por exemplo,mesmo tendo de matar monstros,as habilidades, e diferenças nas quests, seria um belo exemplo de rpg, além de mostrar a defasagem de um jogo educativo em relação a um jogo comercial, ambos na mesma plataforma e do mesmo tipo, além de que não perde nada em relação a conhecimento historicos, ja que não havia conhecimento historicos nakeles jogos de PS2.
O mesmo jogo pode ser muito mais dificil de ser jogado numa plataforma que vc não conhece,mais um exemplo desse enorme abismo entre pc e PS2.Mesmo alguem que não joga nada, deve ter mais contato com um PC do que um console.
Jogos educativos, além de chatos comparados com jogos comerciais, transmitem menos conhecimento.O Jogo de pc Age of Mitology por exemplo, um Rts, é um jogo fantastico, com uma jogabilidade fantastica.Enquanto vc joga uma partida, vc pode, sem sair do jogo, acessar informações sobre Mitologia grega, nordica, egipcia, economia, Guerra,etc.Eu não arrisco dizer que as informações estão corretas, mais se não estão poderiam estar, mais concerteza o modo como a apresentam estão corretos, e de forma que chama a atenção do jogador para ela e não parece ser um informação tirada de um livro e posta no jogo.
Outro jogo que ilustra muito bem isso é o Age of Kings, no modo campanha, vc pode ver a historia de Joana D'Arc, Gengis Khan, mais uma vez, se as informações não estão corretas, isso é um detalhe, o que importa é que esta correto como são apresentadas.
O jogo educativo não ira avança enquanto se preocupar em ser educativo e abordar assunto nacionais.A impossibilidade financeira existe sim, a impossibilidade de falta de recursos nas escolas, mais isso não muda o fato de que a forma de abordagem e os assuntos escolhidos são incorretos para chamar a atenção do jogador tanto para o jogo quanto para a informação.
Concordo, em especial a questão do didatismo.
ResponderExcluirA abordagem para um jogo educativo parece estar equivocada. Acredito que outras fórmulas devem ser, sim, testadas, para propiciar ao jogador maior imersão, sem a sensação do conteúdo a ser transmitido estar incluído ali "artificialmente".
Com relação a diferença de jogabilidade, outro ponto que concordo. Jogadores que se atém mais a uma plataforma que a outra sentem tais dificuldades, sendo difícil estabelecer um tipo de parâmetro de comparação entre ambos em relação a facilidade/dificuldade. É como pedir a um entalhador para fazer uma escultura de argila: Ambos são capazes de criar, mas suas ferramentas e seu modus operandi são, por demais, diferenciadas.
Os jogos digitais quando voltados para a educaçao são muito interrsantes, na verdade penso que são aliados essênciais para auxiliar os professores na sua luta diaria pela atenção dos alunos. Os dois jogos que tive a oportunidade de jogar no curso, me possibitou observar que eles foram feitos com um proposito positivo que é o de aliAr diversão a educação.
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